quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Regras de etiqueta para transportes públicos

Eu pego ônibus e metrô todos os dias. Graças a minha sagacidade de morar perto é só um ônibus na ida e um metrô na volta. Sem baldeaçã! Ok, nem sofro tanto quanto a maioria que cruza a cidade. Passo nem meia hora no busão e menos de 10 minutos no metrô.

Mas acreditem, as pessoas conseguem me irritar como se eu trabalhasse* na bagaça. Fazer o quê? Vou matá? Nãaao, vou inducá. Dá dica, porque ensina é Deus. Vamolá então!

1. Espere as pessoas saírem antes de entrar no metrô:
SÓ, MAS SÓ entre no metrô DEPOIS que as pessoas que estiverem dentro do trem (na frente porta) JÁ estiverem saído. Até porque, um lugar OCUPADO, para ser ocupado por outra pessoa precisa ser DESOCUPADO. A física explica. O mesmo vale para elevadores, ônibus e espaços restritos em geral.

2.Não entupa a porta
Se você não vai descer na próxima estação por que cargas d'água estaciona suas patas na frente da porta? É síndrome de porteiro? Ou você acha que o fato de estar mais próximo da saída fará com que você escape de alguma possível merda? Não! A única coisa que você consegue com isso é empatar a vida de quem vai descer e de quem vai embarcar. Ó que gostoso!

3.Fique na sua mão na escada rolante
Olha, os ingleses não escovam os dentes, mas numa escada rolante são um exemplo a ser seguido. Já nós brasileiros, não sabemos nos comportar nesse meio de transporte. Apesar de TODOS os recados implorando para deixar a esquerda livre pra quem está com pressa, sempre tem um filhadaputa que azeda o curau. A matemática é a mesma das rodovias: quem tá com pressa para esquerda, quem não tá, pra direita.

4.Faça e obedeça às filas:
Se houver fila para entrar no trem todos entrarão. E se não te couber no vagão, não importará o quanto você empurrar, vai continuar não cabendo. A física também explica isso. Portanto, não adianta fazer montinho e ficar encoxando. Pobre adora se encoxar. Saco!

*os funcionários do metrô repetem essas dicas incessantemente e em diversos formatos midiáticos. Mas não adianta NADA!

4 comentários:

gremunhoz disse...

Amigaaa, antes de chegar no asterisco eu já tava lembrando das mensagens que o metrô agora solta, e que alguns INÚTEIS realmente inutilizam. Sempre tem um cara parado na porta, sentado no banco cinza, querendo entrar antes do povo sair, parado na esquerda de qq tipo de escada, e por aí vai. Agora, o aviso mais engraçado é aquele que pede pro cara baixar o volume dos mp3s e afins. Você acha mesmo que o cara escutou? ahahahahah

looove! disse...

escada rolante. eu perco o sono pensando em escadas rolantes.
porque, veja, acompanhe:
tipo, é uma escada como outra qualquer certo? um elo de ligação entre um patamar e outro. só quetambém é um meio de locomoção, pois não requer que vc faça esforço.

logo, não há necessidade de vc dar passagem para quem quer correr. quer exercitar seus glúteos, use a outra do lado!

MASSSSSS convenhamos que é muito mais fácil e rápido correr pelos degraus rolantes, embora não tenha lógica nenhuma.

bom, em caso de dúvida, eu sigo as regras e pronto. mas que o assunto me enlouquece, isso é uma verdade.

:: carol monti :: disse...

experimenta ficar parado do lado esquerdo em uma escada rolante da estação de Oxford Circus as 8h30 da manhã .... vc é pisoteado e várias gerações da sua família serão amaldiçoadas! rs

viva o primeiro mundo!

Mineiro disse...

Carolzinha disse tudo.. ainda te chamam de "turista burro".. hahahaa..

Tá vendo.. se trabaiasse aqui cum nois, num pricisaria pegá onbus nem trem..