segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ele também veio

Eu não queria falar sobre horário de verão, aliás, mentira. Eu queria sim! Tanto que estou falando. E desde que viraram-se os relógios, já falei sobre o tema com várias pessoas. Ah, é que eu faço parte do grupo que adora e defende. Tanto o horário, quanto o verão.

Por motivos óbvios eu não preciso elocubrar sobre o segundo. Mas sobre o primeiro eu quero enumerar algumas vantagens. Até porque ele já acontece TODO ano no Brasil há pelo menos 70 ANOS (e no mundo todo há muito mais tempo), e nego ainda não se acostumou.

Segue:

1-Acontece durante o verão.

2-Permite que a gente saia do trampo com uma ponta de sol. Ou pelo menos nos dá essa esperança.

4-Durante pelo menos uma semana vira desculpa incontestável para atrasos matinais de toda ordem (tipo, estou me adpatando ao novo horário). A desculpa vale pra volta ao horário velho tb.

5-Faz a tarde de sábado no boteco ser mais longa. E a do domingo também. E qualquer outra que você quiser.

6-Tem TU-DO a ver com praia. Porque simplesmente alooonga o nosso prazer praieiro.

7-Economiza energia (a redução no consumo esperada esse ano é de 4% a 5% no chamado horário de pico. Isso representa uma economia de cerca de 2.000 MW*)

8-Às vezes engloba o carnaval (Melhor e maior feriado éva. Se você não curte ter 4 dias obrigatoriamente livres ao ano esse problema é só seu).

9-Você perde uma hora quando ele começa, mas ele é tão bacana que quando acaba você ganha essa hora de volta. E geralmente é no sábado também. Ó, que vantagem!

10-Só pra inteirar 10 vantagens: Eu fico mais feliz nessa época do ano.

* dados do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico

ps.: O horário de verão foi criado por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. Ele se ligou que, durante alguns meses no ano, o Sol nascia antes do usual e concluiu que essa luz natural poderia sem aproveitada se a negrada acordasse mais cedo.

Mas foi só na Primeira Guerra Mundial, em 1916, que a Alemanha resolveu adotar a idéia. Obviamente para economizar energia durante o conflito. Na época, a principal fonte de energia era o carvão
.

8 comentários:

Joaninha disse...

Fora que o único argumento contra ele, que é o suposto desarranjo biológico, só é permitido para velhuscos e crianças, as únicas categorias sociais que durmem todo dia na mesma hora.

Se você acorda todo dia na mesma hora, mas tem buteco de 3 a 4 vezes por semana, só vale usar essa desculpa pra fingir que não é culpa da ressaca quando atrasar no trabalho.

Cãmi disse...

Caguei pra quem não gosta de verão, samba, carnaval, praia e horário de verão.
Bom sujeito NÃO é!
:D

bjos

Aline disse...

amiga..vc pulou o item 3..rs..serà efeito da mudança do horario?!!?..
..eu tb amooooooooo e defendoooooooo, sò a nomenclatura "VERAO" jà è o suficiente pra me alegrar..

RodOgrO disse...

ADORO horário de verão. E adoro o verão quando estou na praia (vide item 6). Mas continuo dizendo que ninguém merece trabalhar, de terno, quando está 40° no Pacaembu. :P

Pataca disse...

Só pra esclarecer: http://www.energiaeficiente.com.br/2008/03/27/horario-de-verao-vale-a-pena/

Também adoro horário de verão... por mim podia ficar assim direto!
Beijos!

beijomeliga disse...

Eu adoro horário de verão. Agora tô torcendo pra conseguir sair do escritório enquanto ainda não escureceu :(

Lu disse...

tb amoooo!!! se aqui no sul não fosse tão escuro no inverno e a gente sai de noite às 06:30 da manhã, por mim, podia durar o ano inteiro.

gremunhoz disse...

Miga, confesso que já tive bronca desse segundo ELE, mas a bronca passou, nem sei porquê. Este ano resolvi inovar e apareci 2 dias atrasada no emprego 1, na parte da TARDE. Tudo porque o computador fofo do emprego 2, por duas vezes, VOLTOU ao horário normal, mesmo aplicando, dando OK e quase dando SOCO no infeliz! Techsupooooorrrtttt!