quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Se cuida...

Eu sempre me pergunto por que quando as pessoas não têm nada a dizer adouram mandar um "se cuida"??? Geralmente isso rola no final de alguma conversa chata, rompimento, despedida etc.

Afff! Não tem nada menos lugar comum pra dizer não? Eu me sinto na novela das seis quando ouço isso. Exatamente na cena em que o Lábio chato Assunção termina comigo.

E outra, o "se cuida" vem com uma mensagem subliminar bem mais chata. Na real, nego quer mesmo e mandar um sonoro "foda-se, se vira, porque eu não faço mais parte disso". Mas pra pagar de mocinho filme B, lança mão do "se cuida".

Sem contar que não faz sentido. A não ser em casos de doença. Tipo, você encontra com um amigo e ele está doente. Aí você manda: se cuida heim? Num vai tomar gelado, andar descalço, sair sem agasalho...essas coisas.

Até porque, nós, primatas, adultos, bípedes e sapiens normalmente sabemos o que é auto preservação e sabemos nos cuidar. Afinal, faz tempo que estamos por aqui.

Logo, se você não se importa mais com a pessoa, não tente ser camaradinha. Vai por mim, eu já estive dos dois lados e garanto, é tosco, piegas e soa pretensioso.

Para dar uma força, segue umas alternativas ao se cuida pra você lançar mão:

Até logo!
A gente se fala!
Até mais!
Eu te ligo!(é mentira, é claro, e o interlocutor sabe disso, mas ok)
Adeus!(esse tem que ser só em situações dramáticas)
Tenha uma boa vida!
Vá com Deus (Roberta Miranda)
Foda-se! (é mais honesto)
.....(experimente não dizer nada, é melhor)


:-/

9 comentários:

Mulher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline Cardozo disse...

Falou e disse. Todas as vezes em que ouvi esse tal "se cuida" nos últimos tempos fiquei extremamente irritada logo em seguida. Acabo de descobrir o porquê!

Greice disse...

ahahahahah, estou passando mal de tanto rir... isso é muito pior que o "tia Verinha", cara. Não sei se dou risada do Vá com Deus da Roberta Miranda, do Tenha uma boa vida ou do Foda-se, que é muuuuito mais honesto. Pra piorar, a primeira coisa que o nosso amigo empacado me mandou lá de Madrid foi exatamente um: cuida-te mucho, ou algo assim. Credooo!

Ariane disse...

Ah, gente !!! Mta calma !!! tem aquele "se cuida" de qdo vamos ficar longe de uma pessoa (não necessariamente um término), talvez pela distância, qq outro motivo, até mesmo algo momentâneo, diante de uma situação difícil tb, sei lá... mas rola aquele sentimento de "fique bem" e aí o ser lança o "se cuida", assim, com carinho!!! :)

rancorizando disse...

Tenho mais alguns. Tome nota:

- Vá com Deus e o diabo que te carregue
- Até nunca mais
- Tudo de bom (eu geralmente uso esse, mas em alguns casos, se apertar a tecla SAP vc ouve 'espero que vc morra')
- Espero que vc morra.

rancorizando disse...

Lembrei mais um!!!!

- tchau. eu te odeio e vc é pobre! (esse é pra brincar de Paris Hilton)

Anônimo disse...

Bom demais... totalmente de acordo. Um abraço e tb parabéns pelo Blog. Jorge.

Anônimo disse...

Nossa me senti completa agora...estava me sentindo mal depois de por duas vezes (via face e via email) tomar um "se cuida"... vc expressou perfeitamente o por que! BIZARRO! Pq as pessoas fazem isso? No meu caso já é meio doido memso...mas parecia estar tudo normal com o cara...enfim! Vai entender...SE CUIDE ELE!

Nilton Cabral disse...

Adorei o seu texto e peço autorização para eu publicar no meu blog: www.viveresonhando.blogspot.com